4 dicas e cuidados para cada tipo de pele

4 dicas e cuidados para cada tipo de pele

As dicas de beleza para a pele são fundamentais para manter os cuidados diários. Contudo, com tantas informações gerais, pode ser difícil compreender as necessidades do seu tipo de pele e, dessa forma, escolher os tratamentos certos para alcançar resultados mais eficazes. 

A verdade é que não existe uma única regra para deixar o rosto macio, radiante e saudável. Por isso, é fundamental conhecer as características do seu tipo de pele para adaptar a sua rotina de cuidados para se encaixar às suas necessidades. Pensando nisso, separamos 4 dicas e cuidados para cada tipo de pele. Confira!

Pele seca

Pele seca

Esse tipo de pele tem dificuldades em reter líquidos e a falta de hidratação pode provocar vermelhidão, descamação, linhas e fissuras. Apesar disso, os poros do rosto seco são fechados e há pouco ou nenhum surgimento de acnes. Para cuidar da pele seca:

  1. Abuse da hidratação: manter a pele hidratada é o principal cuidado da pele seca. Isso ajuda a prevenir o ressecamento e a descamação, que são fatores que facilitam infecções na região.
  2. Opte por produtos com hidratantes: os outros produtos da rotina de cuidados também devem conter hidratantes na sua fórmula.
  3. Evite esfoliantes ou álcool na composição: esses ativos costumam irritar a pele seca se usados com excesso.
  4. Prefira banhos mornos: a água quente pode retirar a pouca hidratação que o rosto seco pode ter, provocando irritações e deixando a região mais sensível.

Pele oleosa

A produção de oleosidade nessa pele é a sua principal característica. Isso porque os poros desse rosto são mais abertos e, com isso, o surgimento de acnes é mais propício. Sendo assim, é fundamental redobrar os cuidados com a pele, como:

  1. Invista na limpeza de pele: remover as impurezas da pele oleosa é fundamental. Sendo assim, faça a limpeza com sabonete e tônico facial 2 vezes ao dia para o controle da oleosidade.
  2. Prefira produtos oil-free: escolha produtos, como hidratante e protetor solar, livres de óleo no dia a dia.
  3. Esfolie a região: é muito importante evitar a obstrução dos poros e eliminar as impurezas. Por isso, faça esfoliação pelo menos 1 vez na semana.
  4. Remover a maquiagem antes de dormir: os resíduos da maquiagem podem obstruir os poros, favorecendo o surgimento de acnes. Sendo assim, remova todo o cosmético do rosto antes de dormir.

Pele mista

A pele mista se caracteriza pela oleosidade na zona T do rosto (nariz, queixo e testa) e ressecamento nas outras áreas. As pessoas com esse tipo de pele precisam investir em produtos com ação dupla, ou seja, que atuem no controle de oleosidade e hidratação. Veja a seguir dicas fundamentais:

  1. Evite extremos: não aplique produtos muito gordurosos ou muito agressivos em peles sensíveis. A pele mista precisa de produtos que agem a favor da pele seca e oleosa.
  2. Opte por produtos suaves: os hidratantes e protetores solar precisam ter o toque suave, assim como, produtos de limpeza facial, por exemplo, soluções micelares.
  3. Aplique máscaras faciais: para hidratar a pele mista, sem deixá-las oleosas, as máscaras faciais são uma ótima opção.
  4. Foque a limpeza de pele na zona T: o tônico facial é uma boa alternativa para complementar a limpeza na região oleosa da pele mista, além de ajudar a hidratar a região ressecada.

Pele normal

A pele normal é mais saudável e tem uma textura mais fina e aveludada, por isso, não sofre com excesso de oleosidade e nem ressecamento. Os poros são pequenos, o que diminui o desenvolvimento de acnes na região. No entanto, esse tipo de pele ainda pede alguns cuidados.

  1. Use sabonetes neutros e cremes hidratantes sem óleo: é importante não incentivar a produção de óleo nesse tipo de pele e também evitar o ressecamento.
  2. Aplique protetor solar diariamente: a proteção contra os raios solares é ideal para qualquer tipo de pele, e isso não muda no tipo normal. Apesar de ter uma textura saudável, ela não está livre dos danos dos raios UV
  3. Não exagere em nenhuma etapa de tratamento: esse tipo de pele não requer muita limpeza ou muita hidratação. Por isso, não exagere na aplicação desses produtos.
  4. Utilize séruns faciais: esse produto se adapta bem a todos os tipos de peles, ajudando na hidratação e tonificação do rosto.

Agora que você sabe os cuidados essenciais para cada tipo de pele, está na hora de inserir essas dicas na sua rotina de cuidados. Aproveite e compartilhe com seus amigos para ajudá-los a cuidar da pele também!


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente