4 dicas para começar uma horta em casa

4 dicas para começar uma horta em casa

Nossos hábitos mudaram muito desde a pandemia, ficamos mais dentro de casa e realizando mais tarefas. A alimentação foi uma das principais mudanças de comportamento, passamos mais tempo cozinhando as próprias refeições. Alimentos frescos podem ajudar na saúde, uma horta em casa pode auxiliar no dia a dia.

1) Tenha uma área arejada e que receba sol 

As plantas precisam de sol por pelo menos quatro horas diárias, procure por um ambiente que seja ensolarado. Ter um espaço para as plantas facilita na hora de cuidar, a espécie da planta é super importante antes de começar a plantar.

2) Formas de cultivo

Existem várias formas de cultivar as plantas, e que podem integrar a decoração da casa e também ajudar ao meio ambiente. Vidros usados, garrafas plásticas, latas de alumínio, são formas de reciclar e dar vida a um novo utensílio. Hortas verticais podem ser usadas também com esses objetos, lembrando que é necessário ter alguns furos para evitar o excesso de água na terra.  

 

3) Plantas fáceis para o cultivo

Plantas como tomate, alecrim, manjericão e pimenta são mais fáceis de serem cuidadas, mas exige atenção quando forem regadas. Cada planta tem o jeito certo de cuidar como o alecrim que precisa de bastante sol e não precisa ter um solo encharcado. O adubo também é super importante, resto de alimentos pode deixar o solo mais rico de nutrientes. A composteira é uma ótima alternativa também para o adubo, ajuda a reduzir o lixo, emissões de gases estufa e pode transformar seu lixo orgânico em húmus. 

 

4) Comece pelas mudas 

As mudas de plantas são mais fáceis também para o cultivo, verifique sempre o estado da planta para ver se está saudável, para não contaminar o pé ou cultivo. Invista em inseticidas naturais, e não prejudique a sua saúde e nem a do planeta. Alimentos como alho, coentro, folhas de nim, podem ser utilizados como inseticidas e ajudam no controle das pragas.

 

Atenção: Lembre-se assim que realizar o cultivo das plantas, lavar bem com água e sanitizante caso seja uma hortaliça e também se for utilizado inseticidas artificiais, para cada litro de água utilizar uma colher de sopa de hipoclorito de sódio a (2,5%) e mergulhar na solução para que fique imersas no mínimo 15 minutos. Retire a solução, lave bem as folhas em água corrente e seque-as bem.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente