4 principais tipos de acne e o que fazer

4 principais tipos de acne e o que fazer

acne não é um problema exclusivo da adolescência. Isso porque pode ser muito frequente em todas as fases da vida, já que se trata de uma condição inflamatória, principalmente quando há falta de cuidados com a pele. Sendo assim, é fundamental entender quais os tipos de acne para saber quais os primeiros passos para realizar o tratamento. 

Os tratamentos para acne dependem da gravidade e da causa. Quando o problema provoca sérios incômodos para a pessoa, então, um dermatologista poderá indicar a melhor solução, incluindo medicamentos, produtos cosméticos e uma rotina de cuidados com a pele que você deverá seguir. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com informações importantes sobre os tipos de acne e o que fazer para resolver. Acompanhe! 

O que é acne?

A acne é a obstrução dos poros formados pelas células mortas e a oleosidade da pele, também chamado de cravo. Quando as bactérias se proliferam nessa mistura, causa uma inflamação, conhecida como espinha, levando ao inchaço, vermelhidão e pus. O problema pode ser bem irritante e persistente. 

Dessa forma, há diferentes tipos de acne, ocasionadas por diferentes causas, as quais podem estar relacionadas aos hormônios, estresse, alimentação, excesso de oleosidade, entre outras possibilidades. 

Quais os principais tipos de acne?

Os tratamentos para as diferentes inflamações dependem do grau e da causa. Conheça os principais tipos de acne na pele, a seguir.

Grau 1: não inflamatória

A acne grau 1 é mais comum na adolescência e tem mais relação com puberdade e as alterações hormonais normais nessa fase. Nesse caso, há pequenas manifestações de cravos, sem presença de pus, na região T do rosto (testa, bochecha e nariz). Para evitar a obstrução dos poros, faça uma limpeza com sabonete para o rosto 2 vezes ao dia e esfoliação semanalmente, e não se esqueça de hidratar a pele.

Grau 2: pápulo-pustulosa

Esse tipo de acne consiste em manifestações de espinhas na pele, conhecido como rosácea, que possuem pus e podem provocar dores. A principal característica desse tipo de espinha é o formato arredondado, de cor avermelhada ou amarelada. O melhor tratamento é realizar a rotina de skincare completa (higienização, hidratação, tonificação e esfoliação). Uma consulta com dermatologista também é recomendada para evitar o desenvolvimento do problema.

Grau 3: nódulo-cística

A acne de grau 3 se trata da espinha interna, que é a presença de nódulos no interior da pele, principalmente na região do rosto, tórax e costas. Esse tipo de inflamação é bem doloroso e, se estourada, pode causar outras espinhas na região. Nesse caso, a skincare é a sua melhor amiga, pois vai ajudar a evitar novas espinhas. Caso o problema persista, então, um dermatologista deve ser consultado para avaliar a possibilidade de medicamentos e substâncias para reduzir a oleosidade.

Grau 4 – conglobata

Esse tipo de acne é definido por um conjunto de espinhas, agrupadas em uma região no rosto. O grau 4 é uma inflamação com bastante pus que pode causar muita dor e formar outros problemas, como abscessos, provocando deformação na pele. Nesse caso, é preciso consultar diretamente um dermatologista para não agravar o problema. O tratamento é realizado por meio de medicamentos e produtos prescritos por um dermatologista após avaliar as causas desse problema.

Aposte em tratamentos com AHABHA e PHA

Os alfa, beta e polihidroxiácidos são ácidos orgânicos encontrados em frutas e vegetais. Eles atuam como esfoliantes químicos que renovam as células, hidratam a pele, suavizam inflamação da acne e controlam a oleosidade. Os polihidroxiácidos promovem uma esfoliação química leve que age como secativo, enquanto hidrata a pele. Eles possuem um peso molecular maior do que os alfa e betahidroxiácidos, atuando na camada superficial da pele. Por isso, eles não são abrasivos à pele e são indicados para peles sensíveis, com rosácea ou eczema. O Sérum Controle de Acne e Poros da Glow Vibes possui Gluconolactona (PHA) em sua composição e Extrato de Salgueiro Branco, rico em ácido salicílico proporciona um peeling natural e elimina as células mortas da pele, promovendo uma ação secativa na acne e limpeza dos poros.

Você já conhecia esses tipos de acne? Compartilhe com seus amigos e ajude-os a tratar os cravos e espinhas!


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente