5 dicas para evitar as estrias na gravidez

5 dicas para evitar as estrias na gravidez

A gravidez é um momento único na vida das mulheres e sentir o bebê crescendo na barriga é uma sensação intensa e transformadora. No entanto, gerar uma vida acaba sobrecarregando o corpo e, por isso, é comum a mulher ficar com marcas indesejadas na região. 

As estrias são cicatrizes que se formam quando a pele estica rapidamente em um curto espaço de tempo, o que a faz ser bem comum na gravidez. Sendo assim, quando o corpo não é cuidado devidamente no período de gestação, as estrias tendem a ficar mais intensas e geram um incômodo em relação à estética para essas mulheres. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para evitar o surgimento de estrias na gravidez. Acompanhe a seguir!

vitar estrias na gravidez

1. Tenha uma boa alimentação

Uma alimentação saudável é muito importante para manter o bom funcionamento do organismo, principalmente durante a gestação. Por essa razão, invista em alimentos ricos em vitamina C e E, como frutas cítricas, cereais integrais, sementes e óleos vegetais. Esses alimentos costumam ser ricos em antioxidantes, os quais combatem os radicais livres na pele, agem como estimulantes de colágeno e ajudam a combater as estrias.

Lembre-se que nada em excesso é saudável. Sendo assim, mesmo as frutas, em grandes quantidades, podem conter altas calorias e açúcar. Por isso, equilibre a dieta com alimentos com alto poder nutritivo, como legumes e verduras. Caso aconteça algum desejo por doces ou frituras, comum em mulheres grávidas, consuma em pequenas porções de forma esporádica.

2. Preocupe-se com o controle do peso

É comum a mulher ter um aumento de peso durante a gravidez. Contudo, é preciso se preocupar com o ganho de peso exagerado. Isso pode provocar estrias bem aparentes no corpo, além de problemas de saúde na mamãe e até no bebê. Desse modo, mantenha uma dieta saudável e converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer atividades físicas leves, como caminhada.

3. Use roupas apropriadas

Uma roupa íntima específica para grávidas é fundamental para sustentar bem a barriga e os peitos, diminuindo a possibilidade de surgirem estrias na região. Isso porque as mamas e a barriga costumam aumentar de tamanho durante a gestação. Além disso, para evitar a má circulação nessas áreas, uma roupa mais leve, larga e confortável no dia a dia é muito importante para evitar as estrias.

4. Use protetor solar 

O Melasma e as manchas escuras são comuns na gravidez, pois são mais favorecidas pelos hormônios que ficam mais intensos nessa fase. Portanto, aplicar protetor solar é uma rotina fundamental no dia a dia da mulher, principalmente aquelas que se expõem no sol frequentemente. O ideal é que a aplicação seja feita a cada duas horas com um produto fator 30, no mínimo

5. Mantenha a pele hidratada

Os cremes hidratantes ricos em vitamina E e demais nutrientes importantes para a pele são ótimas opções para evitar manchas e estrias da gravidez. Dessa forma, você deverá passar todos os dias na barriga, seios, flancos (região lateral do abdômen), coxas e nádegas, fazendo uma massagem leve na pele que ajudará na elasticidade e ativará a circulação sanguínea. 

Que saber mais sobre como cuidar da pele? Então, continue a leitura: 5 dicas para cuidar da pele em casa!


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente