6 dicas para manter a pele saudável

6 dicas para manter a pele saudável

A pele é o maior órgão do nosso corpo. Ela é responsável por nos proteger contra infecções e agressores externos, além de atuar como uma barreira contra bactérias.
Separamos neste post, seis dicas valiosas para você manter sua pele saudável!

1) SEMPRE use protetor solar 

O protetor solar deve ser aplicado diariamente antes da exposição à luz natural e/ou artificial. Reaplique o fotoprotetor a cada duas ou três horas. Procure produtos que contenham proteção contra luz azul para proteger a pele da exposição de luz artificial emitida por celulares, computadores e televisores. Fique sempre alerta e observe suas pintas e manchas. Consulte um dermatologista pelo menos uma vez ao ano para um exame clínico completo.

2) Nunca durma de maquiagem

Usar maquiagem pode bloquear os poros e limitar o contato da pele com o oxigênio. Isso pode causar irritação da pele e erupções cutâneas. Pedir a alguém para não usar maquiagem é pedir demais, mas as pessoas devem estar cientes de que isso pode danificar a pele. Minimizar a quantidade de maquiagem que você usa limitará a irritação. Muitas vezes chegamos em casa com preguiça de tirar a maquiagem, mas não retirar os resíduos da make corretamente pode entupir os poros e formar cravos e espinhas, por isso, é importante dedicar uns minutinhos para limpar a pele corretamente.

3) Não esprema suas espinhas

Espremer as espinhas pode piorar a inflamação e causar feridas que podem contribuir para o surgimento de novas espinhas na área inflamada. As bactérias que se acumulam na unha, por exemplo, podem entrar na lesão, formando um cisto. Mesmo com a mão limpa, o ato de espremer empurra o sebo para o interior da pele, formando uma cicatriz. Invista em produtos secativos para espinha que ajudam a controlar a oleosidade da pele e suavizar a aparência dos poros.

4) Bem-estar é tudo

Manter a saúde mental em dia reflete na saúde da nossa pele. Pratique exercícios físicos para liberar o hormônio da serotonina, responsável por regular o humor e o sono, o exercício regular não apenas o manterá saudável e forte, mas também pode fazer maravilhas pela sua pele. Quando você se exercita, aumenta a circulação sanguínea em todo o corpo, o que leva o oxigênio e os nutrientes a serem transportados para as células da pele. Os exercícios permitem que você melhore a saúde do coração, dos pulmões e da pele ao mesmo tempo! Certifique-se de lavar adequadamente após o exercício, para não deixar o suor cair em sua pele.

Uma dieta saudável melhorará sua saúde geral e a saúde de sua pele. Uma dieta repleta de frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas deixará sua pele com a melhor aparência. Nozes e peixes são especialmente bons para limpar os óleos ruins do corpo. É altamente recomendável reduzir o consumo de refrigerantes e doces.

5) Hidratar todos os dias, sim! 

Beber água ajuda a eliminar toxinas, deixando a pele menos propensa a espinhas e cravos, além de diminuir o inchaço e evitar a retenção de líquido.
Beba no mínimo dois litros de água por dia para manter sua pele sempre saudável!

6) Esfolie sua pele!

 Faça uma esfoliação no rosto, preferencialmente com partículas 100% naturais, esfoliar a pele pode melhorar os resultados de sua rotina de cuidados com a pele. Você pode usar um esfoliante facial para esfregar suavemente as células mortas da pele e expor uma pele mais saudável por baixo. Este processo pode ajudar a prevenir o entupimento dos poros. A esfoliação deve ser feita apenas uma, duas vezes por semana para evitar irritações para melhorar a aparência de cravos, espinhas e ressecamento, deixando a pele com viço e iluminada.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente