A importância da atividade física na saúde da pele

A importância da atividade física na saúde da pele

A prática de exercícios físicos melhora a qualidade de vida, ajuda a reduzir riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e problemas relacionados à baixa imunidade. Você sabe qual a importância da atividade física na saúde da pele?

Os benefícios dos exercícios para sua pele

O estímulo do exercício aumenta a circulação sanguínea, e consequentemente, potencializa o processo de absorção de oxigênio pela pele. Este processo causa uma melhora na aparência da pele, aumenta a maciez, uniformiza a textura e devolve o viço natural. O exercício físico também ajuda a melhorar o estresse oxidativo das células, combatendo os radicais livres através da produção de antioxidantes endógenos, melhora a produção de colágeno e diminui os riscos de desenvolvimento de doenças. Além disso, os exercícios reduzem a aparência cansada da pele e propiciam a produção de fibroblastos, que são as células que produzem fibras e ajudam a manter a elasticidade e firmeza da pele. 

Sensação de bem-estar

Durante e após a prática de atividade física, o corpo libera endorfina. A endorfina é um neuro-hormônio produzido pelo nosso organismo, mais especificamente na glândula hipófise, localizada no encéfalo. A endorfina tem ação analgésica e, ao ser liberada, promove sensação de bem-estar e melhora o estado de humor e felicidade. Este hormônio também auxilia na diminuição do estresse e controle de ansiedade.

A qualidade do seu sono também afeta a saúde da pele

Enquanto dormimos, os níveis do cortisol (hormônio responsável pelo estresse), diminuem, e assim, a pele consegue se regenerar durante o sono. Se a qualidade do sono não estiver adequada, os níveis de cortisol aumentam, o que pode ocasionar envelhecimento precoce e surgimento de acne. Durante o sono, as células produzem antioxidantes protetores para combater os danos causados por agressores externo como raios UV e poluição. Dormir mal também resseca e sensibiliza a pele, promovendo inflamações e prejudicando a barreira protetora da epiderme.

Isolamento social

Durante este período conturbado e aflitivo que vivemos, a prática de exercícios físicos tem sido uma das melhores alternativas para aliviar o estresse e ansiedade que o dia a dia nos impõe. Com a facilidade de manter as atividades em casa através de aulas e tutoriais online, conseguimos nos atentar não apenas às questões estéticas e saúde da pele, mas também ao fortalecimento da saúde mental.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente