Ácido Lático: o que é e qual a sua importância?

Ácido Lático: o que é e qual a sua importância?

O ácido lático é um importante ativo que faz parte do grupo dos AHAs. Os alfa-hidroxiácidos consistem em um conjunto de ácidos esfoliantes para o rosto, os quais promovem a renovação das células da pele. Dessa forma, o ácido lático atua diretamente nas manchas e rugas.

Produzido de forma natural pelo organismo, o ácido lático é um dos alfa-hidroxiácidos mais adequados para peles sensíveis, sendo que é capaz de realizar a esfoliação sem causar irritação. Você quer conhecer um dos segredos de uma pele perfeita e saber os efeitos do ácido lático causa na sua pele? Então, acompanhe este post!

O que é ácido lático?

O ácido lático é uma substância produzida pelo próprio organismo principalmente durante a prática de exercícios físicos. Com isso, ao realizar atividades físicas em excesso ou de forma desregular, o ácido pode acumular nos músculos e provocar cansaço e dores no corpo.

Também pode ser encontrado em alimentos, como cana de açúcar, frutas e leite. Sendo assim, esse ativo é essencial para o corpo, uma vez que sua oxidação é um dos principais responsáveis pela produção de energia. 

Além disso, o ácido lático tem um papel fundamental na pele. Apesar do seu peso molecular ser intermediário, ou seja, sua capacidade de penetração na pele é superficial, ele ajuda na limpeza dos poros e remove a pele morta de maneira suave, quando aplicado de forma tópica. Por isso, é um grande aliado das peles secas e sensíveis e é muito utilizado em cosméticos.

Quais os benefícios para a pele?

O ácido lático tem forte capacidade de hidratação e renovação celular. Não é à toa que na história, Cleópatra realizava os famosos banhos de leite para melhorar o aspecto da pele. A substância estimula a produção de colágeno, promove a limpeza dos poros e remove a pele morta. O ativo, quando aliado a produtos como séruns faciais também promove benefícios, como:

  • Estimular a produção de ceramidas;
  • Acalmar a pele;
  • Combater a acne;
  • Diminuir a oleosidade;
  • Reduzir a aparência dos poros;
  • Matar as bactérias que podem causar infecções cutâneas;
  • Regular o pH;
  • Melhorar as manchas provocadas pelo sol;
  • Atenuar as rugas e linhas de expressão.

Como inserir os ácido lático na skincare?

Saiba como aliar o ácido lático à rotina de cuidados do dia a dia. Veja a seguir:

  • Escolha o produto certo para as suas necessidades: é possível encontrar o ácido lático em diversos produtos, como máscaras de peeling ou cremes faciais, sendo o mais comum o sérum. Esse cosmético tem uma textura mais leve e, por isso, combina com todos os tipos de pele;
  • Mantenha a hidratação: use um hidratante após a aplicação do ácido lático e a absorção completa do tratamento pela pele. Caso o ácido lático seja aliado a outros tipos de ácidos, isso ajudará a evitar possíveis sensibilidades ou irritações;
  • Aplique protetor solar: os ácidos deixam a pele mais propensa aos danos da radiação solar. Dessa forma, aplicar protetor solar previne manchas, entre outros problemas. 

Conheça os produtos com ácido lático da Glow Vibes? Conheça também o Ácido Glicólico: O que é, para que serve e por que usar?


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente