Ácido Málico: o que é e quais são os seus benefícios

Ácido Málico: o que é e quais são os seus benefícios

Você conhece os AHAs? Trata-se de um grupo de substâncias solúveis em água que promovem diversos benefícios para o organismo, principalmente a pele. Um dos ativos presentes nos AHAs é o ácido málico, o qual pertence ao grupo de ácidos carboxílicos. Além disso, o ativo está presente em frutas como, maçã e pera.  

 O ácido málico é produzido de forma natural pelo corpo a partir da ingestão de alimentos com essa substância, sendo muito importante para a produção de energia no corpo. Quando se trata em skincare, o ativo é um excelente aliado, agindo principalmente na renovação celular. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Saiba o que é ácido málico

O ácido málico é uma substância encontrada em frutas e legumes, sendo que uma das fontes mais ricas é a maçã. Além disso, o organismo produz naturalmente grandes quantidades desse ácido e está presente em diversas células. Veja os benefícios desse ativo para o corpo:

  • Melhora a função do sistema imunológico;
  • Estimula o metabolismo;
  • Aumenta a produção energética;
  • Contribui para a saúde oral;
  • Reduz o risco de acúmulo de metais tóxicos pelo organismo;
  • Ajuda a combater a fadiga muscular;
  • Promove uma pele mais firme e lisa.

Para entender a importância do ácido málico, saiba que a substância é uma grande aliada no tratamento da fibromialgia, a qual envolve dores musculares, sensibilidade conjunta e baixos níveis de energia. 

Entenda os benefícios do ácido málico para a pele

Na rotina de cuidados com a pele, o ácido málico é um dos ingredientes que deve ser considerado nas fórmulas dos cosméticos. Descubra de que formas esses produtos podem ajudar na saúde da pele. 

  • Limpa e rejuvenesce a pele: o ácido málico tem a capacidade de iluminar e suavizar a textura da derme;
  • Equilibra o pH e promove hidratação: a substância tem um alto poder umectante, ajudando a reter os líquidos da pele e mantê-la hidratada;
  • Clareia e minimiza as cicatrizes e linhas de expressão: a forte ação de renovação das células e o poder de penetração nas camadas da derme proporciona uma textura mais lisa para a pele.
  • Previne acnes: remove o acúmulo de células mortas por meio da esfoliação química prevenindo a obstrução dos poros.

Descubra a função do ácido málico nos cosméticos

Por conta dos diversos benefícios do ácido málico para o corpo, essa substância é utilizada em diversos produtos que incluem: shampoos, tratamentos de unha, cremes corporais, cosméticos para acnes e anti-envelhecimento. Um dos principais motivos para a inclusão do ácido málico na fórmula dos produtos, é o baixo risco de não provocar irritação na pele . 

Apesar disso, é preciso utilizar o ácido málico com cautela, uma vez que a substância em excesso deixa a pele avermelhada e causa coceiras ou queimaduras, em especial ao redor dos olhos. Por isso, é importante manter a hidratação e proteção solar da pele após a aplicação de cosméticos com ácido málico. 

Lembre-se de conversar com o seu dermatologista para entender as necessidades da sua pele e quais os melhores produtos com o ácido málico para incluir na rotina de skincare. 

Conheça outros ácidos do grupo dos AHAs e os seus benefícios para a pele no Blog da Glow Vibes


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente