Acne Adulta: entenda as causas e como tratar

Acne Adulta: entenda as causas e como tratar

A acne é comumente conhecida por aparecer na fase da adolescência, devido às alterações hormonais da puberdade. Mas ela também pode surgir na fase adulta e atinge mais mulheres do que homens. Quer entender por que isso acontece? Acne Adulta entenda as causas e como tratar, vem com a gente!

O que é Acne Adulta?

A acne adulta, ou acne pós-adolescente, é a acne que ocorre após os 25 anos. Na maioria das vezes, os mesmos fatores que causam a acne em adolescentes estão em jogo na acne adulta. Os quatro fatores que contribuem diretamente para a acne são: produção excessiva de óleo, poros obstruídos por células cutâneas “pegajosas”, bactérias e inflamação.

Existem também alguns fatores indiretos que influenciam os fatores diretos acima mencionados, incluindo:

  • hormônios, estresse e o ciclo menstrual nas mulheres, todos os quais podem influenciar a produção de óleo
  • produtos para o cabelo, produtos para a pele e maquiagem, que podem obstruir os poros
  • dieta alimentar, que pode influenciar a inflamação em todo o corpo.

Causas 

A acne adulta pode ser ocasionada por vários fatores: período menstrual, perimenopausa, menopausa e distúrbios hormonais. O estresse também pode ser uma causa da acne adulta. Quanto mais estressados ficamos, maior é a produção de hormônios andrógenos e oleosidade pelas glândulas sebáceas. O estresse excessivo também pode desencadear inflamações, rosácea, vitiligo e psoríase. Além das questões hormonais, o consumo excessivo de alimentos com alto índice glicêmico também pode ser uma causa da acne adulta.

A acne adulta também pode aparecer por qualquer coisa que você coloque no rosto tendo o potencial de obstruir os poros. Procure por maquiagem sem óleo, filtros solares e outros produtos para a pele. Produtos não comedogênicos e não acnegênicos podem ser melhores para peles com tendência acneica. Você também pode tentar usar cosméticos em pó em vez de bases de creme. Se você quiser usar uma base, alguns dermatologistas recomendam bases de silicone líquido sem óleo.

Cuidados

O primeiro passo é consultar um dermatologista para entender seu tipo de pele e iniciar o tratamento adequado. Desenvolver uma rotina para pele acneica é essencial, a limpeza e a esfoliação são passos que ajudam muito a controlar e prevenir a acne. A esfoliação ajuda a desobstruir os poros, controlar a oleosidade e renovar a pele para combater o surgimento de acne e cravos. Procure fórmulas com partículas naturais como as esferas de jojoba e sementes de apricot, que esfoliam gentilmente sem agredir a pele. Produtos adstringentes como tônicos faciais também são aliados para limpar profundamente a pele e diminuir a oleosidade da pele. O já amplamente conhecido Zinco PCA inibe a secreção de sebo, tem ação bactericida e hidrata a pele, sendo uma ótima opção para quem tem pele oleosa, mista e sensível. 

Consuma a quantidade adequada de água


A saúde da pele está diretamente ligada à hidratação. A ingestão de água ajuda a desintoxicar o corpo e manter a pele hidratada e equilibrada. A ingestão diária recomendada geralmente é de dois litros de água, mas esta quantidade pode variar dependendo do organismo de cada um. Consulte seu médico para saber qual a quantidade ideal para você!

Aposte em tratamentos com AHA, BHA e PHA

Os alfa, beta e polihidroxiácidos são ácidos orgânicos encontrados em frutas e vegetais. Eles atuam como esfoliantes químicos que renovam as células, hidratam a pele, suavizam inflamação da acne e controlam a oleosidade. Os polihidroxiácidos promovem uma esfoliação química leve que age como secativo, enquanto hidrata a pele. Eles possuem um peso molecular maior do que os alfa e betahidroxiácidos, atuando na camada superficial da pele. Por isso, eles não são abrasivos à pele e são indicados para peles sensíveis, com rosácea ou eczema. 

Protetor solar SEMPRE!

Não se esqueça de SEMPRE aplicar o protetor solar pela manhã e reaplica-lo a cada 3h, mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados, principalmente durante o tratamento com esfoliantes químicos. O uso do fotoprotetor é imprescindível para obter os resultados desejados e manter a saúde da sua pele.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente