Ano novo 2022: 5 dicas para criar novos hábitos

Ano novo 2022: 5 dicas para criar novos hábitos

Ano novo 5 dicas para criar novos hábitos construídos com organização e planejamento! 

Um sentimento de mudança surge no início do ano e o momento nos inspira a buscar uma nova rotina e um estilo de vida mais saudável. Separamos 5 dicas para criar novos hábitos em 2022, chega mais:

Um bom planejamento é essencial para começar o ano de maneira organizada. Separe seus principais objetivos e liste-os por prioridade, assim, você conseguirá ter mais controle sobre a sua rotina para aplicar a dedicação necessária. Recompensas são sempre bem vindas, planeje uma retribuição para cada novo projeto para te incentivar a correr atrás de cada meta que você listou.

  1. Exercício físico é seu novo aliado

    De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde em 2018, um em cada quatro adultos apresentam características de sedentarismo, indicando que a maioria das doenças mais letais é seguida por um estilo de vida sedentário e nada saudável. Além disso, os exercícios melhoram a disposição física e mental. Comece devagar se está parado há muito tempo e busque por uma avaliação clínica para personalizar sua rotina de exercícios, sempre levando em consideração seu corpo e organismo.
  2. Organize seu espaço

    A organização e a limpeza também são essenciais para manter a saúde mental. De acordo com a revista The Way Point, um estudo realizado na Universidade da Califórnia reuniu trinta casais para analisar o nível hormonal de acordo com o estado de suas casas. Os que viviam em lugares sujos apresentaram um nível maior de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Reserve um tempo do seu dia para organizar a sua área de trabalho e também os ambientes em que convive.
  3. Alimentação balanceada

    A correria do nosso dia a dia influencia na mudança dos nossos hábitos alimentares e produtos industrializados começam a aparecer cada vez mais em nossas prateleiras. O excesso de consumo de produtos industrializados pode oferecer riscos à saúde e causar hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas. Procure comer mais frutas, grãos, legumes e verduras para uma alimentação mais balanceada. Não se esqueça que, para mudanças na alimentação, deve-se consultar um nutricionista!
  4. Procure um novo hobby

    Fazer uma atividade que nos identificamos pode aliviar o estresse, além de abrir nossos horizontes para novas habilidades como aprender a tocar um instrumento, a falar um novo idioma ou aprender uma nova receita. O importante é investir em algo que nos dê prazer, assim deixamos nossa rotina mais leve!

  5. A falta de sono pode prejudicar a saúde

    O sono promove uma sensação de calma e relaxamento e o hormônio responsável por despertar essas sensações é a serotonina. Quando não dormimos bem, a irritabilidade, estresse, e a falta de atenção começam a prejudicar nosso rendimento e qualidade de vida. Procure atividades como a meditação para garantir uma boa noite de sono. E já sabe, né? Se você está com problemas para dormir, consulte seu médico para iniciar um tratamento de acordo com as suas necessidades.

Indicações para começar o ano cheio de inspirações: 

Ordem na casa com Marie Kondo: A famosa especialista em arrumação Marie Kondo ajuda famílias a colocarem ordem na casa e na própria vida, transformando lares com muita inspiração. Disponível na plataforma Netflix (Retirado da Netflix).

O poder do hábito – Charles Duhigg:  Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões do cérebro dela mudaram de maneira fundamental. Disponível na Amazon (Retirado da biografia do livro: O poder do hábito – Charles Duhigg).

Calm App – O Calm é um aplicativo de meditação e relaxamento gratuito, disponível para Android e iPhone (iOS)


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