
Você conhece a função de cada ativo nos seus cosméticos? Se a sua intenção é melhorar seus cuidados com o rosto, entender sobre os benefícios e malefícios de cada substância é fundamental. Com isso, você conseguirá escolher os produtos com a fórmula certa para o seu tipo de pele.
Sendo assim, um dos ativos para cuidados da pele que está em alta atualmente é a ceramida. Afinal, qual a função exata dessa substância e os benefícios para a pele? Neste post, separamos algumas informações sobre como a ceramida pode te ajudar na rotina de skincare. Confira!
O que é a ceramida?
A ceramida é considerada um tipo de lipídio produzido naturalmente pelo corpo. Essa molécula de gordura pode ser encontrada principalmente nos cabelos e pele. Entre outras funções, a ceramida trabalha na proteção e retenção de água na estrutura dos fios e na derme dos humanos.
Com o tempo, as ceramidas naturais do organismo acabam diminuindo por conta da exposição solar em excesso ou a falta de proteção com filtros solares, envelhecimento, tratamentos químicos (progressiva, botox, colorações, etc.), entre outras razões que diminuem a barreira de proteção da pele e dos cabelos.
Quais as funções da ceramida na pele?
As ceramidas estão presentes na epiderme (camada mais superficial da pele), a qual é composta por uma manto ultrafino de lípidos. Nesse aspecto, pelo menos 50% desses lipídeos são formados pela molécula de gordura em questão.
Sendo assim, junto com o ácido graxos e colesterol, esses ativos preenchem os espaços, mantendo o controle de água no corpo e a saúde da pele e cabelos. A função principal, portanto, é a barreira de proteção cutânea, o que impede que a hidratação seja absorvida com rapidez.
Quais os benefícios da ceramida para a pele?
Como observado, a ceramida é um componente que promove diversos benefícios para a pele. Conheça alguns deles a seguir:
- Trata todos os tipos de pele, promovendo firmeza e luminosidade;
- Evita o efeito rebote, fazendo o organismo acreditar que não precisa repor o óleo na pele;
- Fortalece a proteção da pele e controla a hidratação do rosto (principalmente em peles secas);
- Impede a obstrução dos poros e, consequentemente, o desenvolvimento de acnes;
- Melhora a elasticidade da pele;
- Trata a sensibilidade e sinais de inflamação;
- Combate o envelhecimento precoce da pele.
Por que repor a ceramida da pele com cosméticos?
A idade, exposição solar, radicais livres, poluição, sujeira, oleosidade excessiva, entre outros, são alguns fatores que reduzem a ação das ceramidas produzidas naturalmente pelo organismo. Com isso, a proteção da pele fica comprometida, podendo causar problemas, como ressecamento, irritação, coceiras, vermelhidão, rugas e marcas de expressão, etc.
Portanto, a rotina de cuidados é fundamental para evitar o desenvolvimento desses problemas na pele e promover a restauração da barreira cutânea. Com o uso de produtos hidratantes diariamente que possuam ceramidas na composição, é possível manter a hidratação da pele e repor os lipídios da pele.
Quer conhecer outros ativos que são vantajosos para a sua rotina de cuidados com a pele? Leia também: Extrato de Alecrim: como usar e os benefícios para a pele