Como começar a reciclar? Te ensinamos o passo a passo como contribuir em casa

Como começar a reciclar? Te ensinamos o passo a passo como contribuir em casa

O lixo que produzimos é uma ameaça para o meio ambiente e podemos reverter isso com pequenos passos no nosso dia a dia. Veja passo a passo como começar a reciclar dentro de casa!

Separar o lixo orgânico e recicláveis 

A separação do lixo é o primeiro passo para a reciclagem, a divisão é feita por materiais que podem ser reciclados como plásticos, vidros, alumínio, papel, papelão e outra divisão de materiais perigosos como pilhas, baterias, óleo de cozinha. Pegue uma caixa de papelão para materiais reciclados e outra para materiais perigosos, assim, facilita no dia a dia a começar a reciclar. 

Localize a coleta seletiva da sua região

Procure se a sua cidade faz a coleta seletiva do lixo, para descartar em lugares apropriados.  Além de você ajudar o meio ambiente, os produtos usados podem ser transformados em novos. Os contentores coloridos ajudam a identificar para qual objeto será destinado:

  • Azul: papéis e papelões;
  • Verde: vidros;
  • Vermelho: plásticos;
  • Amarelo: metais;
  • Marrom: resíduos orgânicos;

Lixo orgânico é ideal para a compostagem 

A compostagem é um conhecida como a reciclagem do lixo orgânico, toda a matéria prima encontrada nesses resíduos pode ser utilizada como adubo natural para as plantas e descartando produtos químicos. 

Como fazer uma compostagem?

Escolha um vasilhame para colocar o lixo orgânico e outro para colocar embaixo desse vasilhame, assim o chorume pode escorrer direto para esse vasilhame sem escorrer no chão. Recolha todo o lixo orgânico até do jardim e misture os materiais orgânicos. Imprescindível ter mais resíduos marrons como folhas secas, papelão do que verdes como frutas, legumes e verduras. Caso o material fique muito seco, acrescente um pouco de água para umedecer. Em algumas semanas, o material vai ficar parecido com a textura do solo e estará pronto para servir de adubo.

Separação do lixo perigoso e características dos materiais 

Procure descartar em lugares corretos e pontos da região que fazem a coleta. O descarte desses materiais no lixo comum podem trazer riscos na nossa saúde e também no meio ambiente em geral. Lixos que possuem características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade são consideradas perigosas.

Implemente a reciclagem em seu bairro ou em seu condomínio

A reciclagem é uma ótima maneira de cuidar do nosso planeta, por isso, caso não tenha uma coleta seletiva em seu bairro ou em seu condomínio, reúna e converse para implementar. Você encontrará um formulário da região mais próxima de descarte de resíduos: Clique aqui


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente