Como evitar irritação na pele depois de fazer a barba

Como evitar irritação na pele depois de fazer a barba

Você já ficou com a pele irritada, pelos encravados e foliculite após se barbear? A pele do rosto é uma parte muito sensível do corpo e, com isso, sofre mais com a depilação, o que pode ocasionar em problemas dermatológicos. Por isso, é preciso tomar cuidados específicos para evitar danos na região.  

Saiba que alguns hábitos podem ser um pouco agressivos para a pele e acabam provocando incômodos após a depilação, como: fazer a barba com lâminas cegas, barbear a seco e passar a lâmina no sentido contrário do crescimento dos fios. Para te ajudar a evitar irritação na pele depois de fazer a barba, separamos dicas fundamentais. Veja a seguir!

Use água morna

A água quente ajuda a abrir os poros e deixar os pelos mais maleáveis para facilitar a depilação e evitar a irritação. Você pode aproveitar o momento após o banho quente para realizar o procedimento. Para ajudar a fechar os poros, enxágue com água fria após se barbear.

Troque as lâminas frequentemente

Se as lâminas de barbear perdem o corte, estão sujas ou enferrujadas podem ferir a pele, o que é um dos principais motivos para a irritação no rosto. Além disso, se ela for passada diversas vezes no mesmo lugar acaba causando problemas na região. Por esse motivo, troque a lâmina assim que sentir que ela está ficando cega, ou seja, quando começar a puxar os pelos e não cortá-los.

Lubrifique o rosto com um produto específico

Alguns homens optam por usar sabonete para se barbear. No entanto, esse produto só faz espuma, o que não contribui para a lubrificação da área. Sendo assim, para a lâmina deslizar melhor no rosto sem machucar ou agarrar, use um gel de barbear. Esse produto é fundamental para quem tem pele sensível e, consequentemente, problemas com irritação. 

gel de barbear da Glow Vibes conta com pantenol, extratos de camomila, canela​, ​raspas de Juá​, ​extrato de acácia do Senegal​ e Capryloyl Glycine na composição. Com isso, o produto promove hidratação, maciez, cria uma barreira de proteção, ação antisséptica e anti-inflamatória​, além de estimular a auto regeneração e a produção de colágeno.

Faça a barba no sentido correto

Não adianta ter a melhor lâmina e o gel de barbear de mais qualidade se a depilação é feita no sentido errado. O recomendado é que a lâmina seja passada no sentido do crescimento do pelo para evitar que eles encravem. Além disso, esse hábito previne cortes e feridas no rosto.

Use as duas mãos durante o processo

Essa é uma dica clássica para quem se barbeia. Consiste em usar uma mão para segurar o aparelho de barbear e a outra mão para esticar a pele do rosto levemente. Isso contribui para levantar os fios e deixá-los rente, evitando que a lâmina machuque a pele sem precisar passá-la no mesmo lugar diversas vezes. 

Hidrate a pele após o barbear

hidratação é fundamental após se barbear e aplicar uma loção após a depilação faz toda a diferença na pele. Conte com produtos com propriedades cicatrizantes e calmantes para o rosto, o que evita a irritação, vermelhidão, pelo encravado e foliculite.

Saiba tudo sobre cuidados com a pele no Blog da Glow Vibes! Leia também: Dicas para uma depilação perfeita


Publicação Mais Antiga