Como tratar cravos e acne?

Como tratar cravos e acne?

Os cravos e acne não são doenças graves, porém, podem gerar incômodos e impactar psicologicamente o indivíduo. A preocupação com a aparência e a aceitação social são questões importantes para adolescentes e jovens adultos, e é nessas fases da vida que o surgimento desses problemas é mais recorrente.

Por essa razão, os tratamentos contra acne são cada vez mais procurados. A verdade é que não existe apenas um tipo de tratamento para esse problema, mas uma rotina de cuidados diários. Neste artigo, você vai entender as causas e como tratar cravos e acne. Acompanhe!

O que causa cravos e acne?

As alterações hormonais são as principais responsáveis pela formação de acnes e cravos. Além disso, a má alimentação, predisposições genéticas, altos níveis de estresse, oleosidade em excesso e falta de limpeza adequada, o que causa acúmulo de bactérias, células mortas e sebo, são outras causas da acne.

Desse modo, a acne e os cravos são formados na pele quando há obstrução dos folículos pilosos (“bolsas” pequenas onde fica o pelo) por células mortas. A princípio, esse problema causa um pequeno acúmulo de sebo dentro da pele, contudo, pode ocorrer uma inflamação na área, causando espinhas. 

Apesar de ser mais comum no rosto, a acne também pode surgir nos ombros, pescoço, costas e peitoral. Esses locais têm como principal característica uma concentração maior das glândulas sebáceas e, consequentemente, mais produção de oleosidade.

Como controlar cravos e acne?

A pele com cravos e acnes precisa de uma rotina de cuidados para diminuir o problema e evitar que se desenvolva para graus mais graves. Veja a seguir algumas dicas para tratar os seus cravos e acne.

Adote o hábito de limpar o rosto

A limpeza de pele é muito importante para eliminar os resíduos, diminuir a oleosidade da região e evitar a obstrução dos poros. Para isso, lave a face com um sabonete ou gel de limpeza específico para o rosto 2 vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir, para não passar a noite com impurezas na pele.

Tonifique a pele 

Os tonificantes são fundamentais para regular o pH da pele, o qual passa por diversas variações durante o dia ao entrar em contato com poluição, poeira, sujeira, maquiagem e outras substâncias. Além disso, o produto remove as impurezas e reforça a limpeza do rosto.

Mantenha a hidratação da região

Uma limpeza completa da pele pede por uma hidratação. Isso porque ao remover a oleosidade do rosto, o corpo entende que precisa produzir mais óleo para repor. Por esse motivo, é preciso hidratar a região com um produto específico, como hidratantes para o rosto e/ou séruns faciais, os quais tem uma textura leve e não gordurosa que ajudam a evitar o surgimento de cravos e acnes.

Passe protetor solar

A proteção solar é muito importante para evitar que os raios solares aumentem a produção de sebo e o desenvolvimento de acnes e cravos. Além disso, esse tipo de luz pode manchar a pele. Sendo assim, a melhor maneira de evitar esses problemas é o uso de protetor solar.  

Passe produtos adequados para a sua pele

Existem alguns tipos de pele: oleosa, seca, mista e normal, e cada uma delas se comporta de um jeito. Por isso, é preciso escolher produtos que não incentivem a produção de óleo ou promovam o ressecamento do rosto. Além disso, conhecer as características da pele do seu rosto também ajudará a saber qual tipo de tratamento focar, assim como, qual cosmético utilizar.

E para não errar na hora de escolher os seus produtos, confira a linha da Glow Vibes!


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente