Entenda tudo sobre radicais livres e como prevenir a pele

Entenda tudo sobre radicais livres e como prevenir a pele

Você sabe o que são radicais livres? Esse vilão é capaz de causar rugas, marcas de expressão, acne, entre outros sinais de envelhecimento precoce na pele. Contudo, essa substância só é capaz de afetar gravemente o rosto quando é produzida em excesso na pele. 

Sendo assim, é necessário prevenir o chamado estresse oxidativo, o qual é gerado por agressores ambientais e maus hábitos alimentares, por exemplo. Quer entender mais sobre radicais livres e como evitar os danos causados por essa molécula? Então, acompanhe as informações que separamos para você!

O que são radicais livres?

Os radicais livres são moléculas incompletas, as quais possuem um número ímpar de elétrons, capazes de captar elétrons de proteínas para completarem-se. Esse processo gera uma reação em cadeia, em que a proteína afetada se torna um radical livre em busca de elétron. 

Com isso, a proteína afetada tem suas características alteradas, tornando-se uma substância tóxica para o organismo. Desse modo, a molécula tem o potencial de causar doenças degenerativas para o corpo, como alguns tipos de câncer, Alzheimer, Parkinson, degeneração muscular, entre outros.  

Como é produzido o radical livre no organismo?

A produção natural dos radicais livres no nosso organismo é bastante comum. Com isso, a molécula é um resultado da transformação de nutrientes de alimentos em energia. Apesar disso, o corpo possui defesas naturais para controlar a produção dessas moléculas tóxicas. Por isso, os fatores externos são os principais responsáveis por esse vilão.  

Dessa maneira, podemos exemplificar algumas situações as quais o corpo não consegue lidar com os radicais livres, como, a poluição do ar, má alimentação e aditivos químicos (consumo de álcool e cigarro, por exemplo). Neste cenário, o acúmulo das moléculas causa estresse oxidativo.

Quais os problemas dos radicais livres para a saúde?

Além de problemas causados na pele, como o envelhecimento precoce. O estresse oxidativo ocasionado pela produção em excesso de radicais livres no organismo, pode provocar problemas como:

  • Risco de doenças cardiovasculares;
  • Complicações em pacientes diabéticos;
  • Alterações no sistema imunológico;
  • Problemas reumáticos, como artrite;
  • Doenças degenerativas (câncer, Alzheimer e Parkinson, por exemplo);

Porém, é importante salientar que os radicais livres não são apenas vilões para o organismo. Quando produzido de forma controlada, as moléculas atuam como bactericidas, sendo muito importantes para ajudar no sistema imunológico.

Como prevenir os radicais livres na pele?

Para prevenir a formação em excesso de radicais livres no organismo e na pele, é fundamental adotar novos hábitos na rotina, como: Adotar uma dieta rica em antioxidantes, com vitaminas A, C e E, zinco, selênio e licopenio, como: frutas cítricas, vegetais verde-escuros, legumes, óleo de soja, arroz e nozes, por exemplo.

Além disso, mantenha a rotina de limpeza da pele em dia e invista em produtos com ativos antioxidantes na pele, de preferência, passe antes o protetor solar. Esses hábitos são fundamentais para neutralizar os danos que os radicais livres podem causar no organismo e na pele.

Contudo, os produtos e alimentos antioxidantes reduzem a concentração de radicais livres, mas não bloqueiam, o que não evita completamente o desenvolvimento de problemas causados pela molécula tóxica. Sendo assim, quanto antes começar a adotar os novos hábitos, menos sofrerá com os danos causados pela substância. 

Este artigo foi útil? Então, continue a leitura: O que são antioxidantes?https://www.glowvibes.com.br/produto/mascara-facial-espatula-de-brinde/


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente