Maskne: o que é, entenda as causas e saiba como evitar

Maskne: o que é, entenda as causas e saiba como evitar

Em um esforço para retardar a disseminação de COVID-19, usar uma máscara facial tornou-se parte de nossa rotina diária. Agora é necessário em muitos locais públicos, como restaurantes e mercearias, como uma barreira contra o novo coronavírus que se espalha por meio de gotículas respiratórias. Se você desenvolver erupções por usar uma máscara, você não está sozinho. Essa condição, conhecida como “maskne” (máscara para acne), é um efeito colateral comum do uso de máscara. Mas a Maskne não causa apenas espinhas. Também pode resultar em problemas de pele, incluindo vermelhidão, inchaço e irritação. Mas afinal, o que é maskne? Entenda as causas e saiba como evitá-la!

Significado da palavra maskne

O termo em inglês maskne significa um surgimento de acne após usar a máscara facial de proteção contra o novo coronavírus. A máscara facial causa um abafamento, aumenta a umidade no rosto, pode acarretar aumento de espinhas, cravos e também dermatites, e consequentemente, lesões acneicas provocadas pelo uso da máscara.

Geralmente, “maskne” é um termo genérico para várias doenças de pele que podem ser causadas pelo uso de máscara facial ou cobertura. Pode incluir:

  • Acne. A acne ocorre quando os poros ficam obstruídos com óleo, células mortas da pele e sujeira. Pode causar espinhas ou cravos pretos.
  • Rosácea. Se você tem rosácea , usar uma máscara pode causar crises. Isso pode causar espinhas e vermelhidão.
  • Dermatite de contato. A dermatite de contato ocorre quando você é alérgico ou sensível ao material da máscara. Isso pode resultar em erupção na pele, juntamente com irritação e bolhas.
  • Foliculite. A foliculite,ou infecção dos folículos capilares, causa saliências que parecem acne. Você também pode sentir coceira ou dor.

Como a maskne pode envolver várias doenças de pele, a causa exata dos sintomas pode variar. Na maioria dos casos, a máscara é o resultado de poros obstruídos. Você já tem óleo, bactérias e células mortas da pele em sua pele. Mas quando você usa uma máscara, essas substâncias podem se acumular mais e bloquear os poros.

Uma máscara também retém a umidade devido à sua respiração e suor, o que pode aumentar o risco de acne, outra causa possível é o atrito. O material da cobertura facial pode esfregar na pele, causando fricção e irritação . Ou você pode ser sensível ou alérgico ao material da cobertura do rosto. Algumas máscaras são pré-tratadas com produtos químicos ou são ásperas na pele. Da mesma forma, usar uma máscara lavada com um detergente perfumado pode causar irritação.

Cuidados 

A rotina de cuidados pode ajudar a evitar o surgimento de espinhas, cravos e a oleosidade.

Lavar o rosto sim!

Limpar a pele depois do uso da máscara facial é super importante! A limpeza auxilia a minimizar a oleosidade, remover as impurezas e também pode ajudar a devolver o viço natural da pele. Durante a pandemia, continue seguindo sua rotina regular de cuidados com a pele para mantê-la saudável.

Isso inclui lavar o rosto :

  • uma vez pela manhã
  • uma vez à noite, antes de ir para a cama
  • depois de suar ou usar uma máscara

Ao lavar o rosto, use água morna. Seque a pele com uma toalha limpa. Evite esfregar a pele, pois isso pode causar irritação.

Esfoliação na pele 

A esfoliação remove as células mortas e, com isso, a ação de novos cosméticos consegue penetrar mais facilmente na pele. Atenção: a recomendação da esfoliação é no máximo duas vezes por semana!

Tônico: limpar e hidratar

O tônico facial evita que os poros estejam obstruídos, além de ter a função de limpar a pele que pode ajudar no tratamento da acne. Produtos com álcool devem ser evitados, pois podem sensibilizar a pele.

Sérum Controle de Acne

Um dos aliados mais importantes para combater a oleosidade é um sérum específico para acne. Procure séruns que são mais gentis com a pele, o extrato de salgueiro, por exemplo, é um ativo natural, rico em ácido salicílico que promove um peeling natural na pele.

Hidratar a pele

A máscara de proteção pode irritar a pele, por esse motivo, a hidratação pode criar uma barreira que auxilia a proteger a cútis e também deixar a pele macia.

Proteção Solar

A proteção solar é preciso redobrar a atenção, tem a função de proteger contra os raios UVA e UVB e pode proteger de agressões externas como a poluição.

Evite usar maquiagem!

Procure usar produtos que ajudam a controlar a oleosidade.Todavia, a maquiagem pode entupir os poros. O ideal é deixar a pele respirar para evitar surgimento de espinhas e cravos e aumento da oleosidade.

Atenção: lave sempre as mãos ou use álcool gel 70 ao entrar em contato com superfícies. Proteja usando a Máscara Facial, mantenha distância no mínimo de 2 metros de distância das pessoas.

Todas as informações sobre como se proteger contra COVID-19 aqui: https://coronavirus.saude.gov.br/


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente