O que é comedão? Entenda as causas e as diferenças

O que é comedão? Entenda as causas e as diferenças

Entenda o que é comedão, as causas e as diferenças e qual melhor maneira de tratar e prevenir essas lesões.

O que é comedão?

Os comedões são pequenas pápulas acneicas. Eles geralmente se desenvolvem na testa e no queixo. Você normalmente vê essas pápulas quando está lidando com acne. Cravos pretos têm comedões abertos, enquanto os cravos brancos têm comedões fechados. Alguns comedões podem ser invisíveis a olho nu (microcomedões). Por outro lado, também é possível ter cravos pretos maiores do que o normal  e espinhas. 

Causas

Os comedões são conhecidos como cravos, surgem por um aumento de secreção de sebo, células mortas e bactérias.

Os cravos e espinhas típicos são causados ​​por folículos capilares presos.

As células da pele normalmente se desprendem na superfície, permitindo a formação de novas células da pele. Às vezes, as células mortas da pele podem ficar presas nos folículos capilares. Quando combinado com os óleos naturais em seus poros (sebo), um tampão pode se formar. Este tipo de acne afeta principalmente adultos com pele oleosa. Também é mais comum em pessoas que fumam.

Outros fatores de risco para comedão incluem:

  • alto consumo de laticínios
  • dieta que consiste em muitas gorduras e açúcares
  • pele superhidratada, geralmente por usar o hidratante errado
  • alta umidade
  • terapia a laser ou peelings químicos
  • lesão do folículo por “arrancar” a pele ou estourar comedões

Tipos de cravos 

Cravos brancos:  São bolinhas brancas pequenas geralmente aparece na face e no tronco, surge quando há um acúmulo de células da camada mais superficial da pele dentro dos poros dos pelos.

Cravos pretos: São bolinhas pequenas mais escuras surgem pelo o acúmulo de sebo, e de bactérias dentro do poro aberto, com o contato do ar ocorre a oxidação, por isso, tem a aparência mais escura.

Espremer os cravos? Jamais!

O ato de espremer os cravos pode lesionar a pele formando cicatrizes, manchas e também pode transformar em uma espinha. Quando esprememos os cravos, as bactérias que ficam debaixo da unha entram em contato podendo formar um cisto, e dependendo da lesão precisa de um médico para avaliar a gravidade.

Tratamentos 

A limpeza é um dos passos importantes no cuidado diário, lavar o rosto ajuda a remover todas as impurezas que ficam ao longo do dia como maquiagem, poluição, células mortas. A esfoliação também é uma etapa muito importante, o acúmulo de sebo e impurezas podem entupir os poros, deixando a nossa pele sem viço e ressecada, além de dificultar a penetração de ativos cosméticos na pele.

Também é útil considerar como você pode controlar a acne comedônica de dentro para foraNesse caso, dieta e exercícios podem oferecer alguns benefícios. Evite muitos açúcares, gorduras e laticínios adicionados em sua dieta, esses ingredientes pioram a inflamação, uma das causas subjacentes dos comedões. A maneira mais simples de fazer isso é evitar alimentos processados ​​e doces. Para a saúde da pele, você não pode errar com alimentos à base de plantas. Eles são ricos em antioxidantes, que podem controlar os radicais livres e a inflamação. O exercício regular também pode oferecer esses efeitos.

Aposte em tratamentos com AHA, BHA e PHA

Os alfa, beta e polihidroxiácidos são ácidos orgânicos encontrados em frutas e vegetais. Eles atuam como esfoliantes químicos que renovam as células, hidratam a pele, suavizam inflamação da acne e controlam a oleosidade. Os polihidroxiácidos promovem uma esfoliação química leve que age como secativo, enquanto hidrata a pele. Eles possuem um peso molecular maior do que os alfa e betahidroxiácidos, atuando na camada superficial da pele. Por isso, eles não são abrasivos à pele e são indicados para peles sensíveis, com rosácea ou eczema.

Protetor solar SEMPRE!

Não se esqueça de SEMPRE aplicar o protetor solar pela manhã e reaplica-lo a cada 3h, mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados, principalmente durante o tratamento com esfoliantes químicos. O uso do fotoprotetor é imprescindível para obter os resultados desejados e manter a saúde da sua pele.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente