O que são antioxidantes?

O que são antioxidantes?

Os antioxidantes proporcionam diversos benefícios para o nosso corpo e para a nossa pele. Te explicamos tudinho para entender mais a fundo o que são antioxidantes e como agem no nosso organismo:

Qual é a função dos antioxidantes?

Os antioxidantes têm a função de proteger as células da ação dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas produzidas pelo nosso organismo, a partir de reações químicas de oxirredução. Quando produzidos em excesso, passam a atacar as células sadias, causando o envelhecimento precoce da pele e morte celular. Há dois tipos de antioxidantes:

Enzimáticos: são sistemas antioxidantes naturais do nosso organismo, com a função de combater os radicais livres, como exemplo, podemos citar a catalase, a superóxido dismutase e a glutationa peroxidase;

Não enzimáticos: podem ser naturalmente produzidos pelo nosso organismo, mas também são adquiridos pela alimentação ou pelo uso tópico direto na pele, alguns exemplos são: Vitamina C, Vitamina E, Beta-caroteno e Flavonóides.

Outros fatores para o aumento de produção dos radicais livres 

Radicais livres são moléculas cujos átomos possuem um número ímpar de elétrons. Esta molécula incompleta é capaz de capturar elétrons de proteínas que compõem a célula, para recuperar o número par. Assim se inicia uma reação em cadeia. A molécula incompleta se torna um novo radical e vai em busca de um elétron da molécula vizinha.

A produção de radicais livres aumenta devido à agressões externas como poluição, radiação solar, consumo de álcool, tabaco, radiação, má alimentação e até mesmo estresse. A prática de atividades físicas intensas também pode levar a um aumento significativo na liberação de radicais livres em nosso organismo. Segundo pesquisas, isso se dá pelo aumento no consumo de oxigênio, pela aceleração do consumo de energia, pela elevação da temperatura corporal e em decorrência da deficiência na irrigação sanguínea durante a contração muscular.

Alimentos ricos em antioxidantes

Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes ajuda a combater a ação dos radicais livres. Antioxidantes são vitaminas, minerais e outras substâncias químicas que têm a capacidade de “doar” um de seus elétrons aos radicais livres e ainda continuarem estáveis. Com isso, os radicais livres se tornam moléculas estáveis e acabam sendo eliminados, interrompendo o estresse oxidativo. Pesquisas apontam que, com as células saudáveis protegidas da oxidação, se dificulta o aparecimento de uma série de doenças. Os antioxidantes mais conhecidos são as vitaminas A, C e E. A vitamina A pode ser encontrada na cenoura, manga e no mamão. Já a vitamina E é encontrada em alimentos como o azeite de oliva, amendoim e ameixa. A famosa vitamina C pode ser encontrada no kiwi, laranja e limão.  

Antioxidantes no cuidado da pele   

 Os antioxidantes também são importantíssimos nos cuidados da pele. Eles ajudam a prevenir a degradação de colágeno e elastina, protegem a pele do fotoenvelhecimento causado pelos raios UV, aumentam a elasticidade e firmeza da pele, uniformizam a textura, clareiam manchas e deixam a pele mais luminosa. Os ativos antioxidantes mais conhecidos são: vitamina C para nutrir a pele, o retinol derivado da vitamina A, que controla a oleosidade e previne o surgimento de acne e a vitamina E que hidrata e protege a pele. Não se esqueça de sempre aplicar o protetor solar pela manhã para proteger a pele da radiação solar e agressores externos.

Mito ou verdade?

É mito que fórmulas antioxidantes só podem ser aplicados na rotina diurna! Os antioxidantes podem ser usados no período diurno para proteger e nutrir a pele ou no período noturno para combater os radicais livres e a degradação de colágeno. 

É verdade que o excesso de radicais livres está associado a doenças crônicas, mas os antioxidantes não funcionam como um remédio para curá-las. O que vale é se prevenir mantendo bons níveis dessas substâncias na dieta, o que pode reduzir o risco de problemas ligados ao envelhecimento das nossas células.

Este artigo foi útil? Então, continue a leitura: Vamos falar sobre Alfa-hidroxiácidos?


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente