O que são Peptídeos?

O que são Peptídeos?

Um bom exemplo de substância escondida por trás dos cosméticos, a qual promove diversos benefícios para a pele, é o peptídeo. Esse ativo está sendo estudado por anos por especialistas e é conhecido principalmente por ajudar na rotina diária de skincare, promovendo hidratação e acalmando a derme. 

Você quer conhecer os peptídeos e o que essa substância pode promover para a sua pele? Neste post, você verá como essas moléculas poderosas ajudarão a deixar a sua pele mais bonita, saudável e com aquele Glow! Acompanhe.

O que são peptídeos?

Os peptídeos são moléculas compostas pela ligação de dois ou mais aminoácidos que formam as proteínas. A função dessa substância é alertar a pele sobre a perda de nutrientes, como colágeno, e estimular a produção do mesmo. Por se tratar de estruturas minúsculas, esse ativo tem alto poder de absorção pelo organismo.

A substância é bem compatível com todos os tipos de pele,até mesmo as mais sensíveis,  uma vez que possui alta tolerabilidade e não causa alergias ou irritações na área. No entanto, o cosmético com esse ativo na fórmula precisa ser específico para as características da sua derme. 

Tipos de peptídeos

Sendo assim, os peptídeos são moléculas muito versáteis e, por isso, existem vários tipos com funções específicas no organismo. Essas moléculas, quando criadas em laboratórios em tamanhos menores, têm uma capacidade maior de penetração e estabilidade na pele. Dessa forma, o ativo consegue estimular o corpo na produção de nutrientes essenciais para a saúde da derme.

Essa substância é formada pela combinação de aminoácidos e, assim, é transformada em proteínas. Entenda os diferentes tipos de classificação, a seguir:

  • Dipeptídeos: formados por dois aminoácidos;
  • Tripeptídeos: formados por três aminoácidos; 
  • Polipeptídeos: formados por quatro ou mais aminoácidos.

Quais os benefícios dos peptídeos para a pele?

Como pudemos ver, os peptídeos proporcionam uma espécie de auto regeneração da pele e, portanto, contribui de diversas formas para a saúde e beleza. Por terem diversas composições, as moléculas atuam de diferentes formas na derme. Conheça os principais benefícios dos peptídeos:

  • Aumenta a produção de colágeno, elastina, entre outras proteínas importantes para a pele;
  • Promove hidratação;
  • Atua na manutenção da barreira de proteção da pele;
  • Melhora a firmeza e elasticidade;
  • Minimiza rugas e linhas de expressão;
  • Suaviza a textura;
  • Clareia manchas;
  • Diminui os riscos de irritação;
  • Tem forte ação antioxidante.

Como usar peptídeos na rotina de skincare?

O ativo pode ser usado em todos os tipos de pele, das secas a oleosas. Para incluir na rotina de cuidados, basta escolher um produto ideal para as características da sua derme. Existem poucas restrições para a aplicação de peptídeos na pele em conjunto com outros ativos indicados pelo seu dermatologista. No entanto, é mais comum aliar a aplicação com ácido hialurônico e retinóides, por exemplo.

Na rotina de skincare, os peptídeos podem ser usados para hidratar o rosto antes da aplicação de proteção solar durante o dia. No período noturno, é possível intercalar com outras substâncias. 

Para ficar por dentro das principais substâncias que ajudam na beleza da pele, acompanhe o blog da Glow Vibes! Aproveite e leia também: Ácido hialurônico: o que é e por que usar?


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente