Os benefícios da argila na pele

Os benefícios da argila na pele

A argila é um ingrediente natural, encontrado no solo com origem mineral possui muitas propriedades benéficas realmente incríveis para a pele, mas existem tantos tipos diferentes de argila que pode ser difícil descobrir qual é o melhor para você. Não importa qual seja o seu tipo de pele.

Conheça os tipos e os benefícios da argila e como incluir na sua rotina de skincare!

Argila e suas propriedades

Há indícios de que o homo erectus e o homo neanderthalensis usavam ocres misturados com água e diferentes tipos de lama para curar feridas, para acalmar irritações, como método de limpeza da pele, etc. Isso pode ser devido à imitação de animais, muitos dos quais usam instintivamente minerais para tais fins. A primeira referência escrita conhecida sobre o uso de “pedras” e uma descrição de seus benefícios minerais data de Roma, 60 aC. Ao longo da história antiga, a argila foi usada topicamente para acalmar a pele, bem como internamente para problemas gastrointestinais. Aristóteles (384-322 aC) fez a primeira referência ao consumo deliberado de argila , terra ou solo por humanos (para fins terapêuticos e religiosos).

A argila possui oligominerais são repositores de minerais essenciais para a pele que ajudam a prevenir a desidratação. Eles também atuam como renovadores celulares, combatem os radicais livres, acalmam e controlam o excesso de oleosidade.

Principais componentes da argila

Manganês

O manganês é um mineral antioxidante que inibe os radicais livres inibindo a degradação do colágeno.  

Alúminio 

O alumínio tem ação cicatrizante e impede que as bactérias se desenvolvam na pele como a acne, por exemplo.

Silício

O silício auxilia na produção das fibras de elastina e na construção da síntese de colágeno da nossa pele.

Óxido de ferro: 

O óxido de ferro auxilia na proteção contra a luz visível, conhecida como a luz azul presente em computadores, celulares e luzes artificiais. 

Tipos de argila

Argila verde: As propriedades absorventes da argila verde atuam em tratamentos de beleza, retirando impurezas e toxinas da pele, tonificando e firmadoras enquanto estimula a circulação. Se você tem pele seca ou sensível, deve usar uma máscara de argila apenas uma vez por semana, pois a argila absorve a umidade da pele junto com quaisquer impurezas. Com propriedades adstringente e bactericida, a argila verde controla o excesso de oleosidade e ajuda a combater cravos e espinhas, além de reduzir o tamanho dos poros.

Argila branca: Argila Branca é uma ótima opção para quase todos os tipos de pele, funcionando muito bem para os tipos de pele normais (pele que não é oleosa nem seca), bem como para a madura. A argila branca atua como um esfoliante muito suave, removendo suavemente as células mortas e secas da pele para deixar você com uma pele clarificada e brilhante, bem como reduzindo o tamanho dos seus poros, o que torna as máscaras faciais de argila branca as máscaras de pré-maquiagem perfeitas absorve toxinas e impurezas, remove o excesso de oleosidade sem desidratar e reduz inflamações. 

Argila vermelha: possui efeito cicatrizante, por ser rica em óxido de ferro, também ativa a circulação sanguínea e hidrata a pele.

Argila preta: apresenta ação anti-inflamatória e antisséptica, controla a oleosidade da pele e atua também como cicatrizante.

Máscara facial com peeling químico com AHA é uma boa pedida!

As Argilas Branca e Verde absorvem as toxinas e impurezas da pele. Com propriedades adstringentes, elas removem o excesso de oleosidade, combatendo cravos e espinhas. Absorvem as toxinas e impurezas da pele. Com propriedades adstringentes, elas removem o excesso de oleosidade, combatendo cravos e espinhas. Possuem também cinco ácidos como glicólico, lático, tartárico, cítrico e málico são derivados da cana-de-açúcar, limão, laranja, uva e maçã que atuam como esfoliantes químicos e renovam as células enquanto hidratam a pele, uniformizando sua textura e promovendo um viço natural.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente