Por que devo hidratar os lábios todos os dias?

Por que devo hidratar os lábios todos os dias?

As diferentes partes do corpo costumam se comportar de maneiras distintas aos agentes externos. Por exemplo, quando o tempo está frio e seco, a pele tende a ficar ressecada, principalmente na região do rosto e boca, os quais sofrem com mais intensidade às mudanças climáticas.

No entanto, o clima não é o único responsável pelo ressecamento dos lábios: sendo que esse fato pode ser reflexo de algum problema de saúde ou carência de algum nutriente. Pensando nisso, preparamos este post com as principais causas e tratamentos para os lábios ressecados. Veja a seguir!

 

Por que é que é importante hidratar os lábios?

A pele dos lábios são mais delicadas e sensíveis que a do rosto e do corpo. A razão disso é porque a pele da boca é mais fina, menos elástica e não possui proteção de queratina e gordura, as quais têm a função de reter o líquido como em outras regiões do corpo. Por isso, é mais suscetível à ação do ar seco, comum nos climas de sol ou frio intensos.

Sendo assim, quando há o ressecamento dos lábios, algumas características comuns surgem, com rachados, secos e com algumas peles soltas, as quais podem provocar feridas, se forem tiradas pela pessoa. Dessa forma, a hidratação dos lábios deve ser feita todos os dias para evitar incômodos na região, o que pode dificultar a alimentação e a fala.

O que pode causar lábios ressecados?

São diversas as causas que podem levar aos lábios ressecados. Saber identificá-las, ajuda a realizar o tratamento adequado para manter a pele da boca linda e saudável. A seguir apresentamos algumas das principais:

  • Falta de hidratação: pode ser causada pela transpiração ou pela falta de ingestão de água;
  • Respiração pela boca: o ar que passa pela boca durante a respiração pode ressecar os lábios;
  • Mudanças climáticas: o frio e vento, comuns no inverno, ou muito sol, comum no verão, são características do tempo seco que pode causar o ressecamento dos lábios;
  • Hábito de lamber os lábios: Algumas pessoas sentem a necessidade de lamber os lábios secos. Mas esse hábito pode ressecar ainda mais a região, já que a saliva é ácida;
  • Tratamento para acne: alguns produtos que controlam a oleosidade na pele podem deixar a pele do rosto e dos lábios ressecada, consequentemente;
  • Problemas de saúde: a carência de vitamina B, excesso de vitamina A, anemia, psoríase, são exemplos de fatores que causam o ressecamento dos lábios. 

Como hidratar os lábios?

Entenda como prevenir o ressecamento dos lábios com as dicas que preparamos para você, a seguir!

  • Mantenha a hidratação da região com produtos específicos para os lábios, com ativos reparadores, como pantenol, vitamina E, manteiga de Karité e cacau;
  • Esfolie suavemente da pele da boca para remover células mortas; 
  • Beba bastante água para ajuda com a hidratação do corpo e, consequentemente, dos lábios; 
  • Evite alimentos ácidos que possam causar inflamação no corpo; 
  • Não tire a pele, evite morder o local e não deixe a saliva entrar em contato com os lábios.

No entanto, caso você identifique que o ressecamento não passa ou que há feridas e bolhas na região, consulte um dermatologista para receber a melhor indicação de tratamento.

Quer conhecer o melhor hidratante labial para você? Então, leia este conteúdo e entenda por que o produto da linha Glow Vibes é ideal para a sua rotina de skincare!

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente