Radicais livres: o que são e como eles afetam sua pele?

Radicais livres: o que são e como eles afetam sua pele?

Se você faz parte do time que cuida da pele, já deve ter ouvido falar nos radicais livres. Mas você sabe exatamente como eles afetam a sua pele? Essa célula é considerada tóxica quando produzida em excesso, podendo causar envelhecimento precoce, rugas, flacidez, entre outros efeitos na pele e no organismo.

Por isso, é importante combater a ação dos radicais livres para manter a pele saudável e bonita. Quer saber como fazer isso? Neste post, você vai entender como a substância surge na pele, o que aumenta a sua reprodução e como incluir cuidados na skincare para evitar os radicais livres. Acompanhe!

 

Entenda o que são os radicais livres

Os radicais livres são moléculas com um elétron a menos. Por esse motivo, estão sempre procurando se ligar a outras moléculas para repor o elétron que está faltando. Esse processo acaba alterando as características de proteínas, o que danificam células saudáveis para o organismo.

Sendo assim, quanto maior a produção de radicais livres, mais consequências surgem para a saúde. Esses danos são provocados pelo chamado estresse oxidativo e pode provocar envelhecimento das células, causando a perda de elasticidade e o surgimento de rugas e linhas de expressão. 

A longo prazo, os radicais livres podem causar no corpo doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson. Para impedir que isso aconteça, é importante manter alguns cuidados no dia a dia, além de evitar alguns hábitos que possam aumentar a quantidade de radicais livres no organismo.

Saiba quais hábitos aumentam a produção de radicais livres na pele

Existem alguns hábitos que contribuem para o aumento da produção de radicais livres na pele, como o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcóolicas. Nesse caso, é fundamental manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Além disso, a poluição do ar e a exposição aos raios UV são alguns exemplos de fatores externos que aumentam a concentração de radicais livres na pele 

Descubra a relação entre antioxidantes e radicais livres 

Os antioxidantes são substâncias capazes de neutralizar a produção de radicais livres e garante a estabilidade das células saudáveis. Existem dois tipos de antioxidantes: os enzimáticos são produzidos naturalmente pelo organismo e os não enzimáticos são absorvidos de alimentos ou uso tópico. 

Na pele, a substância previne o aceleramento do envelhecimento da pele. Desse modo, é fundamental manter uma dieta rica em vitaminas benéficas para pele, como as vitaminas A, C e E, e investir em produtos com antioxidantes na fórmula.

Veja como incluir antioxidantes na sua skincare

Para prevenir as rugas, linhas de expressão, flacidez e outros sinais de envelhecimento precoce que surgem devido ao aumento na produção de radicais livres, vale a pena incluir o uso de antioxidantes na rotina de cuidados com a pele. 

Por essa razão, aposte em produtos com vitamina C, um poderoso antioxidante para a pele. Além disso, você pode encontrar substância no tônico facialgel de limpezahidratante facialmáscara facial e sérum da Glow Vibes. Com isso, é possível combater os radicais livres em todas as etapas da sua skincare.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia também: Entenda tudo sobre radicais livres e como prevenir a pele


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente