Toalha de rosto: item indispensável na rotina de skincare

Toalha de rosto: item indispensável na rotina de skincare

Você sabia que a toalha de rosto pode ajudar na sua rotina de skincare? Esse é um item simples e funcional para os cuidados com a pele. Então, se você usa a toalha de corpo para secar o rosto, saiba que esse pode ser o motivo de alguns problemas na sua pele, como acne e irritação.

A toalha de rosto é um item mais leve, liso e específico para peles sensíveis. Diferente da toalha de corpo que é mais áspera e pesada, o que pode causar vermelhidão ao entrar em contato com a face. Além disso, quando usamos esse tecido no rosto, os resíduos de sujeira do corpo podem passar para o rosto. 

Confira no nosso post a importância do uso da toalha de rosto e dicas simples para cuidá-la adequadamente!

Por que usar toalha de rosto?

Não adianta se preocupar apenas com os tipos de produtos utilizados na higiene e tratamento da pele, se não se preocupar com a toalha que vai entrar em contato com sua face. Quando utilizamos uma tolha para o rosto evitamos que sujeiras, bactérias, resíduos de produtos, entre outros agentes nocivos, sejam transferidos para a pele, o que atrapalharia toda a rotina de skincare.

Além disso, a prática de uso de toalhas para o rosto é uma forma sustentável de evitar a quantidade de lixo produzida pelo uso de algodão. O processo de produção do algodão também envolve o uso de água, pesticida e agentes químicos que não ajudam o meio-ambiente. 

Sendo assim, as toalhas surgem como uma solução para usar, lavar, reutilizar e assim por diante. O resultado é uma pele bonita e saudável, além de uma contribuição incrível para a natureza.

Dicas para cuidar da sua tolha de rosto

A reutilização da toalha pede uma higienização adequada do tecido. Então, evite usar a toalha por mais de uma semana para não acumular resíduos no item. O ideal é que ela seja trocada a cada dois dias. Uma dica é aproveitar o momento do banho para lavá-la com sabonete líquido e colocar no varal para secar, assim você economiza água.

É importante lavar as mãos antes de tocar no rosto e na toalha. Dessa maneira, você evita passar sujeira das unhas e entre os dedos para a face. 

Por que não utilizar toalha de corpo para secar o rosto?

Afinal, o que as bactérias, sujeiras, resto de produto e demais agentes nocivos podem causar na pele? Mesma que essa ação seja natural no dia a dia, passar a toalha comum no rosto pode causar danos, como:

  • Surgimento de acnes: as bactérias são as principais agentes das espinhas. Quando as toalhas são deixadas em ambientes úmidos, o tecido vira um local perfeito para a proliferação desses micro-organismos;
  • Envelhecimento precoce: o material da toalha comum costuma ser de tecido felpudo, ou seja, áspera demais para o rosto. Com isso, o atrito pode causar linhas e irritação na pele, o que leva a infecções e rugas;
  • Oleosidade excessiva na pele: as toalhas ásperas são capazes de remover a oleosidade natural da pele. Isso faz com que as glândulas sebáceas produzam mais óleo para repor a proteção cutânea, também conhecido como efeito rebote

Gostou das nossas dicas? Para mais dicas e novidades, acompanhe-nos nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente