Tudo sobre o ativo poderoso da Niacinamida

Tudo sobre o ativo poderoso da Niacinamida

Você sabe o que é a niacinamida? Esse é mais um ativo poderoso para incluir na sua skincare! A substância oferece diversos benefícios para a pele, incluindo a prevenção de irritação e, consequentemente, coceira e manchas vermelhas, além de ser versátil e combinar com todos os tipos de pele.

Quer entender tudo sobre a niacinamida e quais são suas funções na camada cutânea da pele? Conheça melhor esse ativo e saiba por que a substância é utilizada em diversos dermocosméticos, a seguir!

Niacinamida: saiba mais sobre a vitamina B3

A niacinamida é a forma ativa da vitamina do complexo B, também conhecida como vitamina B3 ou nicotinamida (sua forma ácida é chamada ácido nicotínico). As principais funções dessa substância em cosméticos para a pele são a hidratação e a proteção cutânea. 

Além disso, o ativo pode ser usado em todos os tipos de pele, inclusive as secas e sensíveis e/ou com melasma. Não há contraindicação em relação ao uso de Niacinamida (apenas por pessoas com hipersensibilidade ao produto), sendo que o produto pode ser aliado a outros ativos, como ácido glicólico, retinol e vitamina C.

Os incríveis benefícios da niacinamida

Conheça a seguir as vantagens em incluir a niacinamida na sua rotina de cuidados com a pele!

  • Mantém a pele hidratada;
  • Funciona como uma barreira de proteção para a cútis;
  • Diminui a sensibilidade da derme;
  • Aumenta a produção de ceramidas e ácidos graxos da pele;
  • Combate o envelhecimento precoce com sua ação antioxidante;
  • Melhora a elasticidade da pele;
  • Reduz manchas, rugas e linhas de expressão;
  • Age como anti-inflamatório;
  • Combate a acne; 
  • Controla a oleosidade 
  • Melhora a textura da pele.

Como incluir a Niacinamida na sua rotina de cuidados com a pele

É possível encontrar a niacinamida nas fórmulas de diversos dermocosméticos, como: sabonete, loção hidratantes e sérum. O uso dessa substância deve ser diário, principalmente nos dias mais frios, e leva um certo tempo para começar a perceber os resultados na pele.

O recomendado é que a niacinamida seja usada aliada a outros ativos.Essa é outra possibilidade dessa substância, uma vez que pode ser usada em qualquer horário e não reage de forma negativa a outros cosméticos. Pelo contrário, potencializa os efeitos de outros produtos na pele.

Sérum Antioxidante com Niacinamida – Glow Vibes

As combinações mais comuns com a niacinamida são os produtos que têm ácidos na fórmula. Isso porque ambas composições contam com uma forte ação renovadora. Sendo assim, se a intenção for clarear a pele, a vitamina C, ácido mandélico e ácido tranexâmico são ótimas opções. 

No entanto, se o objetivo for fechar os poros, melhorar a textura da pele, diminuir as linhas de expressão, rugas e flacidez, as melhores opções para combinar com niacinamida são produtos com ácido glicólico, ácido hialurônico e ácido salicílico. 

Já o retinol aliado à niacinamida é a combinação perfeita para o efeito antienvelhecimento. Enquanto o primeiro ativo estimula a produção de colágeno, o segundo tem uma forte ação anti-inflamatória.

Fique por dentro dos principais ativos que ajudam nos cuidados com a pele no Blog da Glow Vibes! Continue a leitura: Descubra os benefícios do ativo Manteiga de Karité


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente