


A acne é comumente conhecida por aparecer na fase da adolescência, devido às alterações hormonais da puberdade. Mas ela também pode surgir na fase adulta e atinge mais mulheres do que homens. Quer entender por que isso acontece? Explicamos as possíveis causas e cuidados, vem com a gente!
Causas
A acne adulta pode ser ocasionada por vários fatores: período menstrual, perimenopausa, menopausa e distúrbios hormonais. O estresse também pode ser uma causa da acne adulta. Quanto mais estressados ficamos, maior é a produção de hormônios andrógenos e oleosidade pelas glândulas sebáceas. O estresse excessivo também pode desencadear inflamações, rosácea, vitiligo e psoríase. Além das questões hormonais, o consumo excessivo de alimentos com alto índice glicêmico também pode ser uma causa da acne adulta.
Cuidados
O primeiro passo é consultar um dermatologista para entender seu tipo de pele e iniciar o tratamento adequado. Desenvolver uma rotina para pele acneica é essencial, a limpeza e a esfoliação são passos que ajudam muito a controlar e prevenir a acne. A esfoliação ajuda a desobstruir os poros, controlar a oleosidade e renovar a pele para combater o surgimento de acne e cravos. Procure fórmulas com partículas naturais como as esferas de jojoba e sementes de apricot, que esfoliam gentilmente sem agredir a pele. Produtos adstringentes como tônicos faciais também são aliados para limpar profundamente a pele e diminuir a oleosidade da pele. O já amplamente conhecido Zinco PCA inibe a secreção de sebo, tem ação bactericida e hidrata a pele, sendo uma ótima opção para quem tem pele oleosa, mista e sensível.
Consuma a quantidade adequada de água
A saúde da pele está diretamente ligada à hidratação. A ingestão de água ajuda a desintoxicar o corpo e manter a pele hidratada e equilibrada. A ingestão diária recomendada geralmente é de dois litros de água, mas esta quantidade pode variar dependendo do organismo de cada um. Consulte seu médico para saber qual a quantidade ideal para você!
Aposte em tratamentos com AHA, BHA e PHA
Os alfa, beta e polihidroxiácidos são ácidos orgânicos encontrados em frutas e vegetais. Eles atuam como esfoliantes químicos que renovam as células, hidratam a pele, suavizam inflamação da acne e controlam a oleosidade. Os polihidroxiácidos promovem uma esfoliação química leve que age como secativo, enquanto hidrata a pele. Eles possuem um peso molecular maior do que os alfa e betahidroxiácidos, atuando na camada superficial da pele. Por isso, eles não são abrasivos à pele e são indicados para peles sensíveis, com rosácea ou eczema.
Protetor solar SEMPRE!
Não se esqueça de SEMPRE aplicar o protetor solar pela manhã e reaplica-lo a cada 3h, mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados, principalmente durante o tratamento com esfoliantes químicos. O uso do fotoprotetor é imprescindível para obter os resultados desejados e manter a saúde da sua pele.