


A pandemia mudou a nossa rotina e bagunçou nossos hábitos. A primeira mudança foi o uso da máscara de proteção, que tem um papel fundamental para conter a transmissão do COVID-19. Entretanto, por passar muitas horas junto ao rosto, a máscara também pode prejudicar a nossa cútis, e possivelmente a maskne já pode ter acontecido com você. Mas afinal, o que é maskne? Entenda as causas e saiba como evitá-la!
Significado da palavra maskne
O termo em inglês maskne significa um surgimento de acne após usar a máscara facial de proteção contra o novo coronavírus. A máscara facial causa um abafamento, aumenta a umidade no rosto, pode acarretar aumento de espinhas, cravos e também dermatites, e consequentemente, lesões acneicas provocadas pelo uso da máscara.
Cuidados
A rotina de cuidados pode ajudar a evitar o surgimento de espinhas, cravos e a oleosidade.
Lavar o rosto sim!
Limpar a pele depois do uso da máscara facial é super importante! A limpeza auxilia a minimizar a oleosidade, remover as impurezas e também pode ajudar a devolver o viço natural da pele.
Esfoliação na pele
A esfoliação remove as células mortas e, com isso, a ação de novos cosméticos consegue penetrar mais facilmente na pele. Atenção: a recomendação da esfoliação é no máximo duas vezes por semana!
Tônico: limpar e hidratar
O tônico facial evita que os poros estejam obstruídos, além de ter a função de limpar a pele que pode ajudar no tratamento da acne. Produtos com álcool devem ser evitados, pois podem sensibilizar a pele.
Um dos aliados mais importantes para combater a oleosidade é um sérum específico para acne. Procure séruns que são mais gentis com a pele, o extrato de salgueiro, por exemplo, é um ativo natural, rico em ácido salicílico que promove um peeling natural na pele.
Hidratar a pele
A máscara de proteção pode irritar a pele, por esse motivo, a hidratação pode criar uma barreira que auxilia a proteger a cútis e também deixar a pele macia.
Proteção Solar
A proteção solar é preciso redobrar a atenção, tem a função de proteger contra os raios UVA e UVB e pode proteger de agressões externas como a poluição.
Evite usar maquiagem!
Procure usar produtos que ajudam a controlar a oleosidade.Todavia, a maquiagem pode entupir os poros. O ideal é deixar a pele respirar para evitar surgimento de espinhas e cravos e aumento da oleosidade.
Atenção: lave sempre as mãos ou use álcool gel 70 ao entrar em contato com superfícies. Proteja usando a Máscara Facial, mantenha distância no mínimo de 2 metros de distância das pessoas.
Todas as informações sobre como se proteger contra COVID-19 aqui: https://coronavirus.saude.gov.br/