


Os comedões são aqueles pontinhos pretos ou brancos no rosto são muito comuns em pele oleosa, mistas e acneicas mas também podem aparecer em peles secas. Entenda as causas e as diferenças e qual melhor maneira de tratar e prevenir essas lesões.
Causas
Os comedões são conhecidos como cravos, surgem por um aumento de secreção de sebo, células mortas e bactérias. Outros fatores como a poluição, resíduos de maquiagem podem ajudar na entupimento dos poros e formar cravos.
Foto:cottonbro
Tipos de cravos
Cravos brancos: São bolinhas brancas pequenas geralmente aparece na face e no tronco, surge quando há um acúmulo de células da camada mais superficial da pele dentro dos poros dos pelos.
Cravos pretos: São bolinhas pequenas mais escuras surgem pelo o acúmulo de sebo, e de bactérias dentro do poro aberto, com o contato do ar ocorre a oxidação, por isso, tem a aparência mais escura.
Espremer os cravos? Jamais!
O ato de espremer os cravos pode lesionar a pele formando cicatrizes, manchas e também pode transformar em uma espinha. Quando esprememos os cravos, as bactérias que ficam debaixo da unha entram em contato podendo formar um cisto, e dependendo da lesão precisa de um médico para avaliar a gravidade.
Tratamentos
A limpeza é um dos passos importantes no cuidado diário, lavar o rosto ajuda a remover todas as impurezas que ficam ao longo do dia como maquiagem, poluição, células mortas. A esfoliação também é uma etapa muito importante, o acúmulo de sebo e impurezas podem entupir os poros, deixando a nossa pele sem viço e ressecada, além de dificultar a penetração de ativos cosméticos na pele.
Aposte em tratamentos com AHA, BHA e PHA
Os alfa, beta e polihidroxiácidos são ácidos orgânicos encontrados em frutas e vegetais. Eles atuam como esfoliantes químicos que renovam as células, hidratam a pele, suavizam inflamação da acne e controlam a oleosidade. Os polihidroxiácidos promovem uma esfoliação química leve que age como secativo, enquanto hidrata a pele. Eles possuem um peso molecular maior do que os alfa e betahidroxiácidos, atuando na camada superficial da pele. Por isso, eles não são abrasivos à pele e são indicados para peles sensíveis, com rosácea ou eczema.
Protetor solar SEMPRE!
Não se esqueça de SEMPRE aplicar o protetor solar pela manhã e reaplica-lo a cada 3h, mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados, principalmente durante o tratamento com esfoliantes químicos. O uso do fotoprotetor é imprescindível para obter os resultados desejados e manter a saúde da sua pele.