


Alfa-hidroxiácidos: os ácidos glicólico, lático, tartárico, cítrico e málico são derivados da cana-de-açúcar, limão, laranja, uva e maçã que atuam como esfoliantes químicos e renovam as células enquanto hidratam a pele. Vem com a gente para conhecer melhor esses queridinhos do skincare!
O que são?
Os alfa-hidroxiácidos são os famosos esfoliantes químicos orgânicos, naturalmente encontrados em frutas e legumes. Diferente dos poli-hidroxiácidos (PHA) e beta-hidroxiácidos (BHA), os AHAs possuem moléculas menores e, por isso, conseguem penetrar mais profundamente na pele. Eles atuam como peeling químico e diminuem a coesão entre as células, estimulando a renovação celular e uniformizando a textura da pele.
Benefícios para pele
Os AHAs auxiliam na despigmentação de manchas causadas pela exposição solar, melhoram a aparência dos sinais de envelhecimento, suavizam inflamação de acne, controlam a oleosidade e hidratam a pele, tornando-a mais flexível e iluminada.
Indicações
Formulações com AHAs são indicadas para todos os tipos de pele, com ressalva para as peles sensíveis que podem apresentar reações adversas devido ao alto poder de penetração destes ácidos. Se sua pele é sensível, é importante sempre consultar seu dermatologista antes de inserir um produto com AHAs na sua rotina.
Não esqueça de se proteger
O uso de AHAs é indicado para a rotina noturna. Por ser um renovador celular, o uso do protetor solar é imprescindível durante o tratamento com AHAs. Não se esqueça de aplicar seu fotoprotetor todos os dias pela manhã e retoca-lo a cada 3h, mesmo em dias nublados, no inverno ou em ambientes internos.